Cardeal Robert Francis Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV

Cardeal Robert Francis Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV

Cerimônia no Vaticano atraiu milhares de fiéis à Praça de São Pedro

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A escolha ocorreu no segundo dia de conclave e foi anunciada pouco depois das 14h15 (horário local), aproximadamente uma hora após a tradicional fumaça branca indicar que os cardeais haviam chegado a um consenso. A Praça de São Pedro, no Vaticano, ficou tomada por fiéis que acompanharam a cerimônia histórica.

Em seu primeiro discurso como pontífice, o novo papa saudou os presentes com uma mensagem de paz e esperança. “Essa é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Que essa paz entre em seus corações, alcance suas famílias e todas as pessoas, em todos os cantos da Terra”, declarou Leão XIV.

O papa também prestou uma homenagem ao seu antecessor, Francisco, cuja renúncia abriu caminho para a realização do conclave. “Guardamos, ainda, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e o mundo naquela manhã de Páscoa. Permito-me dar continuidade àquela bênção: Deus nos ama. O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus.”

Em um tom conciliador e voltado ao diálogo, Leão XIV fez um apelo à união entre os povos. “Sem medo, sigamos juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros. O mundo precisa da luz de Cristo. A humanidade precisa de pontes para ser alcançada por Deus e seu amor. Ajudem-nos a construir essas pontes. Obrigado, Papa Francisco.”

Quem é o novo papa

Robert Francis Prevost nasceu em 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origem europeia. Missionário da Ordem de Santo Agostinho, Prevost viveu por quase 20 anos no Peru, onde iniciou seu ministério e chegou a ser nomeado bispo. Além da cidadania americana, possui também nacionalidade peruana.

Conhecido por sua trajetória internacional e por sua proximidade com o papa Francisco, Prevost vinha ganhando destaque dentro da Cúria Romana. Sua eleição reforça uma continuidade no espírito de diálogo, humildade e abertura que marcou o pontificado anterior.