Uma guerra que matou gente antes mesmo de começar: conflito entre vereadores e ex-prefeito de Araruama toma proporções cada vez maiores

Acusações de crimes e ameaças de ambos os lados marcam a guerra política entre o ex-prefeito Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação, e o seu ex-grupo, formado pela maioria dos vereadores e a prefeita Daniela Soares, ex-Daniela de Lívia. Após as declarações de Chiquinho em um áudio vazado, acusando o delegado local de vazar informações sobre o depoimento de um criminoso e apontando a participação de vereadores na tentativa de assassinato do empresário Max dos Medicamentos e nas mortes dos executores do crime, a tensão do conflito subiu.
Um possível esquema de crimes ligados à corrupção nos contratos entre o poder público e empresas fornecedoras de produtos e serviços foi exposto, e os parlamentares começaram a responder durante as sessões da Câmara Municipal.
Na sessão do último dia 9, o presidente da Casa, vereador Magno Dheco (MDB) trouxe o assunto à plenário. Sem citar nominalmente Chiquinho, usou o termo ‘esse maluco’ para se referir a ele: “Por isso que hoje ele está passando o que está passando, chorando pelos cantos (…) dizer que a nossa casa é um puteiro(sic)”. Em certo momento, Dheco manda o recado diretamente a ele: “Você me acusar de tentativa de homicídio ou de pertencer a grupo de milícia, até hoje você não conseguiu provar nada e nem vai provar, porque eu sou um homem limpo (…)”.
O Presidente finalizou sua fala na Câmara utilizando uma expressão chula, muito comum em determinados setores de comunidades cariocas: “Você agora vai sentar de ladinho, tá? Aguarda, porque a sua hora tá chegando…”, deixando a ameaça no ar.
Ontem, dia 15, foi a vez do policial e vereador Amigo Walmir usar o plenário para falar sobre o assunto mais diretamente. “Nós temos uma notícia super importante em relação à milicianos, como nós somos, assassinos, como nós somos, tá chegando ao fim. Quer dizer, não chegando ao fim propriamente dito. Mas, sim, vai ter notícias, notícias essas de suma importância para não só a população mas como o Legislativo. A veracidade dessa mecânica do evento, como de fato foi, em relação a tentativa do assassinato de um empresário da nossa cidade e negou. Botou a nossa casa em xeque (…) Vão saber essa semana a verdade. Eu tô impaciente, embora o meu nome não esteja envolvido(…). Eu tô super feliz, que chegue a quinta-feira”, declarou, dando dia certo para a suposta revelação. O vereador não revelou como ele chegou à tal informação, mas como policial, ele coloca mais uma vez a delegacia sob suspeita de vazamento de informações
Apesar de muitos dos acusados serem ex-apadrinhados políticos do próprio Chiquinho, agora se juntaram à prefeita Daniela Soares, ex-Daniela de Lívia, na lista de atuais desafetos. O próprio presidente Magno Dheco era chamado pelo ex-prefeito de “filho preto”, enquanto a maioria o tratava como “Meu Líder”.
Qualquer tipo de guerra, por natureza, é uma solução violenta para disputas, e ambos os lados geralmente recorrem à desumanização do inimigo, como temos visto. E nela, não só os combatentes, mas também os civis, sofrem enormemente. A população de Araruama continua vivendo a cada dia mais, os mesmos problemas de décadas, mesmo com a arrecadação recorde proveniente dos royalties do petróleo. Talvez, eles sejam os causadores dela.