São Pedro da Aldeia realiza a 1ª Feira Afro e Indígena com programação cultural e oficinas temáticas

São Pedro da Aldeia realiza a 1ª Feira Afro e Indígena com programação cultural e oficinas temáticas

Neste domingo, 19 de abril, São Pedro da Aldeia será palco de uma celebração das culturas afro-brasileira e indígena com a realização da 1ª Feira Afro e Indígena. O evento é uma iniciativa que marca o encerramento do projeto "Ilê Asé Iya Oju Omi", promovido pelo Ponto de Cultura, com apoio do Edital Mãe Gilda de Ogum. O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A feira acontecerá das 9h às 17h, na sede do Ponto de Cultura e Ponto de Memória – Ilê Asé Iya Oju Omi, localizada na Rua Therezinha Chispiniana, 36, no bairro Boa Vista.

A 1ª Feira Afro e Indígena tem como objetivo valorizar a diversidade cultural e ancestralidade dos povos afro-brasileiros e indígenas, além de promover o diálogo sobre igualdade racial e combater o preconceito e a discriminação. O evento contará com apresentações culturais, debates e oficinas educativas, encerrando um ciclo de ações realizadas ao longo do projeto, que teve início em fevereiro com a capacitação voltada ao empoderamento feminino.

O projeto "Ilê Asé Iya Oju Omi", desenvolvido com base em cinco pilares, foi composto por diversas atividades, como a capacitação "Ateliê Fiderioman: o empoderamento afro feminino no combate à violência doméstica", além de iniciativas como "Vovó Catarina do Congo: comunicação e equidade combatendo os preconceitos e estereótipos étnico-raciais", e "Ewè Oró: folhas sagradas e a sustentabilidade dos povos de terreiros", entre outras. A feira, agora, simboliza a conclusão deste processo, com um conjunto de ações focadas na valorização da cultura afro-brasileira e no enfrentamento das desigualdades raciais.

De acordo com Iya Maria Fiderioman, Iyalorisa do Ilê Asé Iya Oju Omi, o evento será um "momento de encontro, de escuta e de partilha, onde saberes ancestrais, arte, espiritualidade e luta se entrelaçam para fortalecer a nossa identidade".

Programação completa:

  • 09h: Abertura com Jongo Fiderioman

  • 09h30: "Voz que ecoa: a violência doméstica para além do que os olhos enxergam" – Debate sobre a importância da discussão pública sobre o tema

  • 10h20: "Ewè Oró: folhas sagradas e a sustentabilidade dos povos de terreiros"

  • 12h: Intervalo para almoço

  • 13h: Desfile "Ateliê Fiderioman: o empoderamento afro feminino no combate à violência doméstica através da geração de trabalho"

  • 15h: "Vovó Catarina do Congo: comunicação e equidade combatendo os preconceitos e estereótipos étnico-raciais"

  • 16h: "Benedito Meia Légua: a lenda viva e a história do protagonismo negro"

  • 17h: Encerramento com Samba de Caboclo – Afoxé Fiderioman

Serviço:
1ª Feira Afro e Indígena de São Pedro da Aldeia
Data: Domingo, 19 de abril
Horário: Das 9h às 17h
Local: Ponto de Cultura e Ponto de Memória – Ilê Asé Iya Oju Omi
Endereço: Rua Therezinha Chispiniana, 36 – Boa Vista, São Pedro da Aldeia
Entrada gratuita

O evento é uma oportunidade única para celebrar a rica cultura afro-brasileira e indígena, fortalecer os laços comunitários e continuar a luta pela igualdade racial.