Processo seletivo da Prefeitura de Araruama escolhe candidatos com mais de 70 anos para cargo de Servente de Serviços Pesados
Após a divulgação de um edital para contratação de Serventes de Serviços Pesados que favorece o tempo de serviço e prioriza candidatos com idade mais avançada em caso de empate, na última sexta (14), a Prefeitura de Araruama apresentou uma lista com 77 nomes, convocando-os para a entrega da documentação. Dos 77 convocados, três deles têm mais de 70 anos de idade, 13 têm mais de 60 , 25 mais de 50 e 17 deles não possuem experiência na função.
O processo seletivo, simplificado e eliminatório, prioriza profissionais que comprovem longa experiência na função, sem levar em conta a exigência física inerente ao cargo. As atividades, que incluem a varrição de ruas, remoção de entulhos, manutenção de calçadas e a colocação de manilhas, demandam vigor físico para garantir a limpeza e segurança da cidade. A falta de critérios adequados na seleção abre a possibilidade de contratação de servidores insuficientemente aptos fisicamente para enfrentar tarefas pesadas, o que pode resultar em frequentes afastamentos por problemas de saúde e, consequentemente, em um serviço público comprometido. O edital, ao privilegiar apenas a idade e o tempo de serviço, levanta dúvidas sobre a real preocupação com a qualidade e a sustentabilidade do trabalho realizado. A experiência desses profissionais poderia ser muito melhor aproveitada em outras funções públicas.
Fim da contratação de empresas terceirizadas?
Especula-se que a contratação direta dos Serventes de Serviços Pesados seria para acabar com a terceirização do serviço, o que poderia até gerar uma economia aos cofres públicos. Mas da forma como está sendo executada, pode acabar criando uma real necessidade de terceirização no futuro. Caso a equipe não consiga atender às demandas de forma adequada, pode criar a falsa impressão para a população de que a contratação de uma empresa poderia ser realmente a melhor solução.
Funcionários fantasmas na mira
Outro dado que chama a atenção é a quantidade de pessoas da mesma família na lista de selecionados para Serventes de Serviços Pesados, e as possíveis ligações de candidatos ao cargo com o grupo político da prefeita Daniela Soares, incluindo a convocação de pessoas que já haviam sido nomeadas para cargos comissionados. Recentemente, tem circulado nas redes sociais uma relação de contratados para o seu gabinete e que supostamente não comparecem ao local de trabalho, sendo apontados como pagamento de “favores de campanha”.